Carregando...

Aprenda a fotografar comida e alimentos – Parte 2

Depois da parte 1 sobre a aprendizagem da fotografia de comida e alimentos é tempo de passarmos à parte 2.

Nesta parte poderá aprender o processo de fotografar comida e alimentos e as suas 4 fases: entender o assunto; planear a sessão; preparar a cena e, finalmente, começar a fotografar. 

O processo de fotografar comida

Na secção anterior, vimos o que faz da fotografia de comida tão complexa.

Devido a esta natural complexidade, fotografar comida é um processo bastante longo e aspirantes a fotógrafos de comida devem entender bem isto para captarem melhores fotografias.

Esta ilustração acima mostra as 4 fases de todo o processo.

O processo começa por entendermos qual o assunto – neste caso, o prato que queremos fotografar.

Uma vez percebido o assunto, você passa para a fase seguinte onde planeia a sessão fotográfica.

Depois do planeamento, é hora de preparar a cena.

Este é um processo de alto nível que deve ser utilizado quando fotografa comida.

Durante este artigo iremos olhar para cada um destes processos detalhadamente. 

Entender o Assunto

Ante de ficar todo excitado sobre as funcionalidades da câmara e a preocupar-se sobre quais deve usar, quais os filtros e lentes a utilizar, espere!

Espere e conheça o seu assunto.

Fotografia é menos acerca da câmara e mais sobre o seu olhar.

Se a visão está na sua cabeça, é mais fácil captá-la usando uma ferramenta.

O ato de fotografar e a câmara são as últimas coisas com as quais deve preocupar-se.

Então, pare e perceba o seu assunto.

Qual a sua forma? Quais as suas características? Como é que quer que ele se pareça na fotografia?

Faça um esboço detalhado do que você quer.

Planear a sessão

Após fazer um esboço detalhado, você tem que entender como é que quer que a fotografia final pareça.

Agora é tempo de planear para obter esse resultado, e à medida que planeia, vai aperfeiçoando a sua visão.

Em que tipo de prato está a comida? E como está a luz? E o empratamento? Como é que se parece? E o fundo, é preto ou branco? Ou a cores? Está a usar um guardanapo? Estas questões devem ser respondidas antes da preparação da cena e de começar a fotografar.

Preparar a cena

Agora que já tem um plano e que já aperfeiçoou a sua primeira visão, definindo o que quer para um melhor detalhe, mantenha esse detalhe na cabeça pois é hora de preparar a cena, ou melhor, a mesa.

É preciso que responda a questões, como por exemplo: como é que o prato deve ser posicionado? A luz é apropriada?

Depois de selecionada a posição do prato com ou sem comida, dependendo do tipo de comida, pode começar a aperfeiçoar a apresentação.

Coloque alguns adereços que complementem o seu prato.

Se gostar de tethering, prepare o computador para tal.

Caso não goste, avance para a próxima fase.

Comece a fotografar

Finalmente podemos começar a fotografar.

Uma vez aperfeiçoado o plano e com tudo preparado, é tempo de fazer fantásticas fotografias.

Tire fotografias tendo em mente os elementos básicos que fazem fantásticas fotografias de comida.

Uma vez tiradas essas fotografias, é preferível analisá-las antes de passar à próxima fase. Já que as máquinas digitais possibilitam uma rápida análise, é bastante fácil.

Se fotografar em tethered, a foto é mostrada instantaneamente no computador e isso ajuda-o a decidir se é preciso refazer a fotografia.

E, depois de tudo isto, é hora da pós-produção.

Tradução de parte do livro:

How to make Stunning food Photos – Learn Food Photography

Possui habilitações em Multimédia desde 2012 e está atualmente a terminar a formação académica em Estudos Artísticos. É uma apaixonada por fotografia e por isso decidiu fundar o blogue Mais Fotografia.
Partilhar
Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on Twitter
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho. Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado os cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo. Mais informações

“Cookies” são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.

Fechar