Carregando...

Alcance o sucesso no Instagram: domine a fotografia com o telemóvel – Parte 4

De forma a facilitar a captação de fotografias de aspeto profissional, seguem-se 8 dicas simples e fáceis de pôr em prática. 

Experimente e vai ver que não se arrependerá. 

Técnicas e dicas para captação de fotografias profissionais com o telemóvel

  • Nunca utilize zoom

O zoom digital das câmaras de telemóvel diminuem exponencialmente a qualidade das fotografias. Para além de parecer aumentar o tamanho dos pixéis, as fotos ficam baças e a estabilização da composição fotográfica torna-se muito mais difícil.

Em vez de se socorrer do zoom digital, aproxime-se do assunto a fotografar.

  • Tenha atenção à luz

As câmaras dos telemóveis requerem uma quantidade de luz significativa para que as fotografias não fiquem demasiado escuras.

Para que a quantidade de luz possa ser maximizada, procure fontes de luz e recorra ao flash sempre que necessário.

  • Cuidado com o flash

Apesar do flash ser uma ferramenta com enorme potencial, existem cuidados a ter no seu manuseamento.

Para que possa ativá-lo, a distância entre o assunto a fotografar e o seu telemóvel deve ser considerável, para que se evitem imagens queimadas por sobre-exposição. Da mesma maneira que o flash tem a capacidade de anular sombras indesejáveis também podem criá-las e, por essa razão, necessita que uma atenção extra para que tal não aconteça.

  • Estabilize a câmara

É difícil manter uma composição estável quando as mãos tremem, mesmo que de uma forma praticamente impercetível. A verdade é que esse estremecimento, por mais pequeno que seja, tem influência na concretização da fotografia.

Para evitar a falta de nitidez das imagens, deve socorrer-se de estabilizadores, mesmo que improvisados: árvores ou postes de iluminação, onde se possa encostar e fixar o telemóvel mais convictamente.

  • Tamanho da foto = Qualidade da foto

Pode parecer tentador diminuir o tamanho da imagem, comprimindo as fotografias para que estas ocupem menos espaço na memória do telemóvel mas, essa diminuição do tamanho das imagens influenciará de forma abismal a qualidade das fotografias.

Se precisar de mais memória no telemóvel, recorra a um cartão de memória mas, não diminua o tamanho das fotografias ou verá que estas ficarão bastante afetadas e muito pouco apelativas esteticamente.

  • Não ignore o ponto de foto

O ponto de foco permite, como o próprio nome indica, focar um determinado ponto do assunto a fotografar. Geralmente, deixa-se que a máquina decida onde deve focar, afetando a composição, podendo torná-la até desinteressante e dispersa.

Para ativar o ponto de foco basta que com o dedo clique no ecrã no local que deseja ver focado.

  • Enquadramento e isolamento do assunto a fotografar

A menos que se trate de fotografia de paisagem em que toda a composição deve estar focada e nítida, é importante enquadrar corretamente o assunto, isolando-o do fundo em que se insere.

Desfocar o fundo permite realçar o assunto fotografado, chamando para ele toda a atenção e evitando que o fundo se torne um fator distrativo na composição.

  • Use e abuse da Alta Gama Dinâmica (HDR)

Esta funcionalidade permite obter detalhes de luz e sombra absolutamente incríveis, criando fotografias admiravelmente realistas.

Como a Alta Gama Dinâmica é proveniente de uma série de três fotografias que dão origem a uma só, o ideal é utilizar-se um tripé para a sua captação, evitando assim o estremecimento, auxiliando a captação de três imagens perfeitamente iguais.

A parte 5 deste artigo, revela-lhe quatro aplicações fundamentais para a pós-produção das fotografias.  

Possui habilitações em Multimédia desde 2012 e está atualmente a terminar a formação académica em Estudos Artísticos. É uma apaixonada por fotografia e por isso decidiu fundar o blogue Mais Fotografia.
Partilhar
Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on Twitter
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website utiliza cookies para um melhor desempenho. Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado os cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo. Mais informações

“Cookies” são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.

Fechar